
Conheci Le Guin num vídeo da Rita Von Ruth, se não me engano. Naquela vez ela recomendava a leitura de Aqueles que abandonam Omelas, fiquei maravilhado com o texto e marquei para ler mais de Le Guin, infelizmente nunca o fiz, até hoje.
Mas não a reencontrei em um de seus livros ficcionais, mas retorno no seu livro mais pessoal, um compilado de textos que escreveu em seu blog.
Começo pelo fim(?) e vou primeiro conhecer a autora de forma mais íntima para depois, com certeza, adentrar em todos os seus universos.
Que alegria, mas não surpreso, em perceber em seu primeiro texto como Le Guin é uma pessoa diferente, com um senso crítico apurado da sociedade e com a sensibilidade de perceber e escrever que estamosnum momento que politicamente caminha para situações perversas (os textos variam entre 2010 e 2013), mal sabia ela que só pioraria, ou sabia?
Que delícia que é ler seus textos sobre a adoção de Pard seu último gato(?) e toda a descrição da relação dela e ele. A leveza e o carinho são palpáveis nas palavras.
Interessante ler suas questões, dúvidas e certezas(?), sobre a escrita, a forma de escrever e como ela percebe a ficção ou a não-ficção. Acompanhar esse raciocínio de uma escritora de alto Garbo é um deleite. Mais agradável ainda é fazê-lo num texto leve e descompromissado, sem a busca de torná-lo algo erudito ou superior.
Essa coletânea de textos se torna uma ode a vida vivida, ao enaltecimento do envelhecer. Mas de uma forma realistas, da análise de quem já viveu e passou por todas as situações possíveis que uma pessoa passe pela vida.
Dizer que minha velhice não existe é dizer para mim que eu não existo. Apague minha idade e você apaga minha vida - a mim.
Ursula K. Le Guin
0 comments:
Postar um comentário
O blog continua com a sua opinião.
Já conhecia o livro? O que achou dele?
Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?
Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!
____________________________________________
Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.
Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.
Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.