segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As Veias Abertas da América Latina - Eduardo Galeano

Veias abertas ficou mundialmente famoso nos últimos anos após o presidente venezuelano Hugo Chávez ter dado um exemplar de presente ao presidente estado-unidense Barack Obama.

De leitura fácil, absolutamente direto e contundente, Veias Abertas nos trás um resgate histórico de todo o processo de exploração da América Latina, desde a sua colonização até os dias atuais.


Berço da riqueza e desenvolvimento europeu, a América Latina é e foi um processo exploratório sem precedentes. Sua história está repleta de manipulações, concessões, expoliações e golpes, armados por todas as elites para que daqui pudessem retirar o máximo possível. Causando uma história de degradação e subdesenvovimento, fadando um continente a lutar pelas migalhas do mundo e sobrepujando suas populações, jogando-as sempre à margem da economia global.

Eduardo Galeano nos relata em suas páginas toda a história desse continente que passa de mão em mão enriquecendo os cofres dos países imperialistas através do suor e do sangue dos povos oprimidos da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário