Não menos de um sexto das palavras buscadas tinham em seu conteúdo o termo resumo, e isso me fez pensar muito no que isso pode significar.
O que faz com que uma pessoa vá atrás de um resumo de um livro que nem ao menos é conhecidamente um livro didático? Por que alguém não teria o interesse em ler um livro tão comentado pela mídia ou até mesmo recomendado por um amigo ou parente?
Qual o objetivo ao se procurar um resumo de qualquer mais vendido que esteja nas livrarias? Se a questão seria os preços dos livros e com o resumo você tem acesso à história de maneira gratuita, busque o livro digitalizado ou algo do tipo. Não sou a favor desse tipo de pirataria, nem encontrarão algo assim aqui no blog, mas pelo menos é a busca do conhecimento. Em que o resumo acrescenta a um indivíduo, eu não sei.
Escondendo detalhes
Os resumos de livros tem como principal objetivo, muitas vezes, apresentas os personagens, uma rápida apresentação da história e muitas vezes esclarecer situações relevantes. Mas muitos detalhes ficarão perdidos e o leitor perderá uma ótima oportunidade de exercitar sua própria imaginação, a capacidade de criar cenários e visuais a partir de um ponto em comum com outros leitores. Nada mais divertido do que conversar com amigos sobre uma mesma história e perceber que em vários pontos cada um teve uma percepção do que estava ocorrendo e acima de tudo, imaginar as situações acontecendo de maneira completamente diferente.
Ao se atentar apenas na leitura por um resumo de livros você terá a opinião e a visão de um terceiro. Nunca saberá realmente se a percepção da história realmente é a sua. Se o que você tem na cabeça é realmente o que você pensaria sobre a história do tal título.
Outra coisa é que a cada livro lido você tem um crescimento como pessoa e indivíduo. Acrescenta na sua personalidade situações vistas, passa a entender de maneira diferente as decisões tomadas pelos personagens e passa a questionar se as decisões tomadas foram as melhores ou até se teria tomado essas mesmas decisões caso estivesse no lugar do personagem.
Concluindo
O que eu quis dizer hoje nesse artigo é que não vejo vantagem nenhuma na leitura de resumos de livros. Não sou sínico para dizer que nunca tentei recorrer a esses artifícios, mas hoje, até escrevendo aqui no blog, percebi que os resumos são mais destrutivos para nosso engrandecimento intelectual do que não ler o livro. Essa pelo menos é a minha opinião.
E você, o que acha da leitura de resumos de livro? É a favor, contra? Acha que acrescenta alguma coisa ao leitor?
Abraços a todos,
E boa leitura… De livros completos.
- Não deixe de votar na nossa enquete sobre resumos de livros. Ela está aí na barra lateral;
- E não se esqueça de votar no Histórias para Ler no TOPBlog 2010.
0 comments:
Postar um comentário
O blog continua com a sua opinião.
Já conhecia o livro? O que achou dele?
Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?
Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!
____________________________________________
Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.
Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.
Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.