sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes - Douglas Adams


Arthur Dent está de volta à Terra, desta vez no seu próprio tempo e não 2 milhões de anos antes dela ser destruída pelos vogons para a construção de uma via expressa hiperespacial, como da última vez.

Mas peraí, tem alguma coisa errada nessa frase? Tem sim! Como ele voltou pra Terra se ela havia sido destruída? Por que tudo estava absolutamente normal? Que história é essa de alucinação coletiva e lapsos de insanidade que a população diz ser armação da CIA? E o mais importante, onde estão os golfinhos? 

Antes de ter consciência de todos esses mistérios, Arthur Dent conhece, se intriga e se apaixona por uma garota estranha de nome também estranho: Fenchurch. Fenny, como também é chamada por seu irmão Russel, teve uma surpreendente revelação segundos antes da Terra ser demolida e, desde então, vem entrando e saindo de clínicas de internação para pessoas com distúrbios mentais.

Por algum motivo, Arthur se sente conectado com Fenny e, aos poucos, descobrem que possuem mais em comum do que poderiam imaginar. Juntos, decidem investigar o motivo da ausência dos golfinhos e toda essa história mal contada sobre alucinação coletiva.

No quarto livro da saga, Douglas Adams tenta realizar o fechamento da história de seus personagens tão queridos e inusitados. Justamente por isso, o foco da obra deixa de ser o humor descompromissado e passa a ser a história em si. Mesmo assim, o autor não deixa de nos presentar com suas tiradas geniais e capítulos inteiros dedicados somente à piada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário