Se não me engano, A Tragédia de Macbeth foi a segunda peça de teatro que eu li. A primeira havia sido Sonho de Uma Noite de Verão, há muitos e muitos anos atrás. Então para uma coisa serviu: me lembrar que eu não gosto de ler peças de teatro.
A edição em e-book que eu baixei, principalmente, estava um caos. Os tradutores alternavam entre a peça traduzida em português e a original em inglês, às vezes cortando a cena ao meio para fazer essa alternância, o que deixou tudo bastante confuso mesmo. É uma peça bem curtinha mesmo, se não fossem as alternâncias entre os idiomas, creio que daria para ler em um ou dois dias. Mas esses "detalhes" à parte, consegui ler e compreender a história e entendo porque é um clássico.
Imagine alguém no Século XVII ousar escrever sobre uma história que envolvia bruxas, traições à coroa com direito a regicídio, ainda nos fazendo filosofar sobre profecias autorealizáveis? Shakespeare em poucas páginas nos fez ponderar sobre o que é ambição e ganância, e o quanto a sede por poder pode cegar um homem, fazendo-o passar por cima de todos os seus princípios.
Interessante. Parece que saiu um filme da adaptação há pouco tempo, vou assistir.
Interessante. Parece que saiu um filme da adaptação há pouco tempo, vou assistir.

Nenhum comentário:
Postar um comentário